Bom galera, quem nunca já esteve mal das pernas no Brasfoot? A Solução está bem proxima de você!, com essa análise você vai ver dicas de como sair do fundo do poço, muita gente começa um jogo com seu time do coração, depois de pouco tempo o time te demite por mals resultados e má administração, leia esse tutorial e aprenda a fazer seu time ter orgulho de você!
COMEÇANDO E SUAS DIFICULDADES
NÃO É HORA DE SE DESESPERAR
Quando se pega um elenco que podemos chamar “ruim”, é complicado de começar o jogo. Primeiramente analise bem o elenco, e depois veja o que se deve fazer. Por exemplo, venda jogadores com mais de 31 anos de idade, e com força abaixo de 15 (se começar na 3ª divisão), ou abaixo de 8 (se começar no regional). Contrate os jogadores para suprir as vendas (que não fuja do seu orçamento), e depois veja os jogadores, que sobraram. Desses jogadores que sobraram, venda os que têm características, muito fora de sua posição, por ex: um zagueiro com características Cabeceio/Velocidade, Cabeceio/Resistência, que para a sua posição vai ser ruim. Algo dispensável são 3 goleiros no time, pois é muito raro, os 2 ficarem de fora, venda o que se encaixa menos no elenco.
DICA: Use seu limite de empréstimo, e o dinheiro, que você deixa de gastar na compra invista no estádio, que é o melhor meio de se ganhar dinheiro.
Seu elenco esta formado, é hora de começar a jogar. Comece testando formações, que se encaixem no elenco, por ex, não adianta tentar ir com um 4-3-3 sendo que só tem 3 atacantes, porque os 3 vão se cansar, e depois é complicado na sequência. Por ex, um time que tem, 4 laterais, 4 zagueiros, 2 volantes, 4 meias, 4 atacantes (o que pra mim é o ideal), a melhor coisa é jogar em um 4-4-2, podendo variar para um 3-5-2 as vezes, ou um 4-4-2 ofensivo. Se a 1ª formação deu errada na 1ª tentativa, tente de novo, porque os jogadores estavam se acostumando, se der errado, parta para a próxima, e assim vai. Assim você achará a sua formação ideal para prosseguir. Caso não de nenhuma formação, olhe a nota dos jogadores em cada jogo, porque o problema pode não ser a formação e sim o jogador, caso o problema seja mesmo o jogador, o venda, e compre outro.
DICA: Não de preferência para a Copa do Brasil (caso participe), e sim ao brasileirão, porque é quase impossível conquistar a Copa do Brasil logo no primeiro ano, pois as maiores potências do país estarão ali. E use o campeonato estadual como teste, é sempre bom ganhar, mas não o essencial, pois nele você tirará dúvidas, quanto ao seu elenco.
PROBABILIDADES: Você pode conseguir o acesso, como pode não conseguir.
Se não conseguir, tente no próximo ano, mude o elenco, e siga a risca as dicas dadas a cima, ou procure outros tutoriais (no último post).
Se conseguir (o que eu acho que sim), vá para o próximo passo.
UM PASSO A FRENTE
A DÚVIDA, CONTINUA, OU OUTRO CLUBE?
De um passo a frente, pegue uma equipe de série B é bom, para sua carreira.
Em meu sav, que estou tirando como base para a análise, acabei o ano com o Caxias em 1° da série C, e recebi 4 propostas:
  • Sertãozinho
  • Icasa
  • Salgueiro
  • Bahia
Dei um passo a frente, peguei um time mais preparado que o meu, o Bahia, e vou prosseguir minha caminhada rumo ao topo do Mundo. Abaixo, darei dicas, caso continue, ou caso vá para outro clube (o que aconselho).
CASO CONTINUE NA MESMA EQUIPE: Se continuar na mesma equipe o desafio é ainda maior, porém nada é impossível, se tiver planejamento. Analise os outros elencos e tire uma média das forças e idades, e veja, quais jogadores seus estão adequados. Poucos estarão, porém, o elenco esta estruturado, sabe jogar no conjunto. Tire os jogadores muito fracos, ou muito velhos, e contrate reforços de importância. Nunca se esqueça dos empréstimos, e veja a dica abaixo. Mais uma vez use o dinheiro que ia gastar no empréstimo e aumente o estádio. Basicamente é isso, tire as peças “fracas da equipe”, e contrate reforços para conseguir alguma coisa. Busque o estadual, e tente subir para a serie A. E repita as dicas acima, de teste das formações.
DICA: No final de uma temporada tem jogadores fortes (para a serie B), que estão para empréstimo, pegue ele no final da temporada anterior, porque na próxima ele não estará mais, só estará os jogadores com força igual ou menor que 39.
CASO TROQUE DE EQUIPE: Se trocar de equipe seu desafio será mais fácil, por quê? Porque o time se tiver começado na Serie B ou Serie A (e tiver caído), ele tem jogadores mais fortes e mais preparados.
Veja o elenco dos outros times, e veja a media de força, pegue seus jogadores que estão muito abaixo dessa média e jogadores muito velhos e os venda. Veja jogadores que tem características muito fora de suas posições, e venda-os também. É sempre bom lembrar, não se esqueça dos empréstimos e use o dinheiro que ia gastar com o estádio.
DICA: Com um time mais preparado que o anterior, você pode buscar títulos, como Estadual, Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B.
SUA CAPACIDADE COMEÇA A SER RECONHECIDA
PROPOSTAS TENDADORAS
Agora sua capacidade está sendo reconhecida, você recebe propostas de times grandes, e brigar por títulos grandes não é nada difícil, mas também não é fácil.
Depois de acabar a temporada, onde ganhei o Campeonato Baiano, fiquei em 2° na segunda divisão, e fui eliminado nas semifinais da Copa do Brasil, recebi 4 propostas e fiquei surpreso. 1 de um grande time o Cruzeiro, e outra de 3 times pequenos (eu esperava mais..). Nem pensei, peguei o Cruzeiro, por que regredir né?
  • Cruzeiro
  • Icasa
  • Sertãozinho
  • Salgueiro
O elenco era muito forte, jogadores capacitados, além que tinha 2 estrelas (Montillo e Victorino). Só tinha um problema a equipe tinha apenas 4,4 milhões em caixa, o meu principal desafio era esse, recuperar a renda do clube.
Vendi 2 jogadores que pra mim eram dispensáveis, consegui em um deles 3 milhões e 400 mil, e como se tinham 4 volantes vendi dois deles, lucrei 6,8 milhões com os dois, com descontos fiquei com 14 milhões e 700 mil. Renda recuperada.
DICA: Essa é a dica, quando se pega um time sem renda, vender os jogadores dispensáveis, ou que menos iria usar, para suprir a renda, e se necessitar emprestar jogador abaixo da média da força.
Você esta com um time grande, agora o seu estilo de administrar o time, as finanças é bem diferente. Além do que seu calendário é mais complicado, você esta com time grande mais 60% de seus adversários nacionais, são times de porte também, tirando os pequenos que sempre podem surpreender.
DICA: Deixe jogadores, com no mínimo 55 de força, e não deixe jogadores com mais de 32 anos.
Agora, é mais que essencial você olhar seu calendário, poupando jogadores, para jogos mais importantes, de Libertadores, Sul Americana, etc. Pegue um tanto de finança que pra você é o essencial para “sobreviver” – eu coloco 10 ou 12 milhões – E toda vez que passar que seja um pouco disso, invista no estádio. E quando ficar menor esse dinheiro, e tente recuperar, se o “rombo” for muito grande, venda um jogador.
DICA: Foque em uma competição e de preferência a ela, por ex, seu time esta disputando Libertadores ou Sul Americana, de preferência a elas, poupe jogadores no brasileirão e foque nelas.
CHEGANDO A SUPER POTÊNCIAS
DOMINANDO A EUROPA
Como é de nosso conhecimento, infelizmente o brasfoot é um pouco irreal, e em poucos anos você recebe propostas de grandes clubes da Europa. Após, eu ficar em 3° no brasileiro, ganhar o Campeonato Mineiro e a Sul Americana com o Cruzeiro, recebi propostas de grandes times:
  • Barcelona
  • Chelsea
  • São Paulo
  • Celtic
Não pensei 2 vezes, o Barcelona era o destino
Depois de todos os desafios que já passou, isso era “mamão com açúcar”, o time tinha 7 estrelas, e 13 milhões de renda. Vendi 2 estrelas e emprestei duas (nas dicas extras explica o porque)*, com as duas vendas fiquei com nada mais nada menos que 143 milhões.
DICA: Geralmente times grandes tem mais de 3 estrelas, se tiver com mais de 13 milhões de renda, venda ela, se não a empreste. Se não tiver 3 estrelas, tiver só 2 fique com elas e tente trazer uma 3ª porque é bom ter 3.
Nesse tipo de time venda todos os jogadores com menos de 60 de força, e com mais de 32 anos, além de jogadores que não se encaixam com características em suas posições, compre os reforços necessários, e monte um time MUITO FORTE. Foque em uma competição, e faça um projeto para o ano por ex: vou ganhar isso, isso e isso, e vou terminar com no mínimo X de dinheiro em caixa, e faça de TUDO para cumprir.
DICA: Como já falei, foque em uma renda, que eu aconselho agora de 13 a 15 milhões, e toda vez que sobrar dinheiro dessa renda, invista a sobra no estádio, porque como diz o ditado: “de grão em grão, a galinha enche o papo”.
OBS: Agora não tenho muito que falar porque as principais dicas já dei acima.
DICAS EXTRAS
  • Invista no estádio, constantemente
  • Quando assumir um time com 5 ou mais estrelas, venda metade e empreste a outra metade, pois depois eles voltam sem racha no elenco e valendo mais
  • Compre jogadores do leilão que estejam pedindo mais de 1 milhão, e ofereça 500 mil a mais, pois o valor dele é muito maior
  • A melhor posição para cobradores de falta, são os atacantes
- Créditos: Nação Brasfoot